Todas as pessoas que trabalham com carteira assinada têm o direito de tirar a licença quando se casam. Direito que se chama – Licença casamento. O casal poderá aproveitar a lua-de-mel, e também dos primeiros dias como recém-casados sem se preocupar com as obrigações do trabalho.

De acordo com a lei, os noivos tem direito a 3 dias consecutivos de licença casamento. Se por acaso for necessário mais dias, o empregado deverá negociar com a empresa, para que sejam concedidos mais alguns dias. A empresa pode descontar os dias excedentes nas férias ou mesmo no valor do salário.

Quando casamos temos direito a quantos dias de folga

Essa licença terá marcada estabelecida pela empresa, por isso é importante comunicar com antecedência a empresa afim de evitar contratempos. Mas ela só pode iniciar em dia que não há trabalho, mas quanto a terminar sim, porque os dias são consecutivos. A lei não limita a quantidade de casamentos que o empregado possa ter na relação de emprego, se casar mais de uma vez, também tem direito a nova licença.

Além da licença casamento, também existem outros casos de dispensa para os trabalhadores – falecimento do cônjuge, irmão ou alguém que seja dependente econômico o funcionário pode ficar ganhar dois dias. Nascimento do filho, a pessoa poderá se ausentar por um período de cinco dias.

Mais informações por email

Outro textos: