Qual foi o primeiro presidente do Brasil

O primeiro presidente do Brasil foi Manuel Deodoro da Fonseca, ele nasceu no dia 05 de agosto de 1827 em Alagoas, era filho de um tenente chamado Manuel Mendes da Fonseca e Rosa Maria Mendes da Fonseca, com seus dezesseis anos de idade se matriculou no Colégio Militar, participando de ações militares.

No ano de 1945 ele entrou no exército, posteriormente se tornou marechal, se diferenciava entre os demais, no ano de 1889 se tornou chefe de um movimento que acabou proclamando a república, depois foi nomeado chefe do governo, através de suas ações mudou o rumo da história, aprovou a primeira Constituição Republicana.

Com 33 anos de idade se casou com Mariana Cecília de Sousa Meireles, uma mulher cheia de qualidades, os dois não tiveram nenhum filho.

Posteriormente foi escolhido como presidente da República, sendo que seu mandato durou até 23 de Novembro de 1891, onde resolveu renunciar seu cargo tão importante, motivado por diversas confusões entre o Poder Legislativo, que dissolveu o Congresso Nacional, provocando confusão por parte da Marinha, sendo assim preferiu se renunciar do que se envolver em uma guerra.

Após sua renúncia passou o poder para seu vice-Presidente, onde elegeram Marechal Floriano Peixoto para substituir Deodoro da Fonseca, logo após sua renunciar no dia dia 23 de Agosto de 1892 Deodoro faleceu.

Mais informações por email

Outro textos: