O que mais prejudica o meio ambiente é a poluição causada principalmente pela ação humana. Agentes poluentes distribuídos no ar, no solo e nas águas. Os detritos poluentes são introduzidos no ecossistema que não estão adaptados a ele, ou que o mesmo não suporta as quantidades introduzidas.

Muito tempo atrás, dois exemplos de poluentes, não causam tantos danos a natureza, eram – gás carbono (CO2) e as fezes humanas. Mas com o tempo, o CO2 antes emitido em pequenas quantidades, hoje já traz prejuízos enormes, devido a grande quantidade de queimadas, gerando o efeito estufa.

As fezes também não surtiam tantos problemas, contudo, o seu excesso depositado em rios e lagos causam a morte de diversos organismos.

O que prejudica o meio ambiente

Além disso, os lixos, o depósito irregular de esgotos e de outros dejetos químicos industriais e resíduos de mineração contaminam tudo que encontram pela frente. Alterando o ecossistema e matando várias espécies de animais e plantas. A poluição do meio ambiente também atinge diretamente o ser humano, mas são poucos os que se importam com essa realidade. A maioria ignora os fatos e continua colaborando para deteriorar os recursos naturais.

A partir da metade do século XXI, uma das maiores fontes de poluição tem sido a emissão de compostos químicos nocivos ao meio ambiente, geralmente oriundos do acelerado processo de industrialização.

A fumaça emitida pelas grandes fábricas e indústrias, a queima de carvão, e de agentes derivados de petróleo como gasolina e diesel, são determinados como poluentes do ar, pois descarregam na atmosfera quantidade excessivas de monóxido de carbono e dióxido de carbono.

Essa ação ainda gera outro problema, a chuva ácida – reação dessas substâncias com a água formando ácido nítrico e ácido sulfúrico, que compromete a vegetação e empobrece o solo.

O que prejudica o meio ambiente

Nas águas e solo, os resíduos do uso de agrotóxicos e fertilizantes, providos de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, resíduos orgânicos oriundos de lixo e cemitérios, vazamento de tanques de armazenamento subterrâneo de gasolina, rejeitos e aterros industriais, são alguns dos fatores que comprometem ainda mais a qualidade da água, gerando impactos significativos.

O que prejudica o meio ambiente

Muitos dos agressores ao ambiente não são degradáveis através de processos naturais e necessitam de métodos alternativos para que sejam eliminados totalmente.

Um dos métodos mais utilizados no presente para a degradação de compostos químicos tem sido a queima em incineradores industriais, mas se for feito de forma inadequada poderá formar compostos ainda mais perigosos ao ambiente e ao homem.

Mais informações por email

Outro textos: