O livro do Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, escrito por Moisés por volta de 1450 antes de Cristo, é justamente nele que está relatado toda a criação do mundo, o grande dilúvio e a promessa de Deus feita a Abraão.

O primeiro relato da criação começa com o período indeterminado em que Deus cria os céus e a terra a partir do nada. Após logo descreve a transformação da criação em seis dias do caos até o estado de ordem que culmina com a criação do homem à sua própria imagem.

O mundo foi criado em 7 dias

A semana de criação se divide em 8 divinos comandos para os seis dias, seguido de um dia de descanso.

  • Primeiro dia:

Com o primeiro comando Deus criou a luz – “Haja luz”. A luz foi dividida da escuridão.

  • Segundo dia:

O segundo comando – “Faça-se um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas”. Deus cria o firmamento.

  • Terceiro dia:

O terceiro comando – “Ajuntem-se num só lugar as águas, que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco”.
O quarto comando – “Produza a terra relva, ervas que deem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, deem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra”. Deus manda a terra produzir plantas e árvores frutíferas.

  • Quarto dia:

O quinto comando – “Haja luzeiros no firmamento do céu, que façam separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais, e para tempos determinados, e para dias e anos; e sejam para luzeiros no firmamento do céu a fim de alumiar a terra”. Deus cria luzes no firmamento para separar a luz da escuridão e marcar dias, estações e anos. Dois grandes luzeiros são criados, ou seja o Sol e a Lua, além das estrelas.

  • Quinto dia:

O sexto comando – “Produzam as águas enxames de seres viventes, e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.” Deus ordena que o mar se encha de criaturas vivas e pássaros voarem pelos céus.
O sétimo comando – “Frutificai, multiplicai-vos e enchei as águas nos mares, e multipliquem-se as aves sobre a terra.” Deus cria pássaros e os manda serem frutíferos e se multiplicarem.

  • Sexto dia:

O oitavo comando – “Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis e animais selvagens segundo as suas espécies.” A terra deverá produzir criaturas vivas, fez feras selvagens, animais e répteis.
O nono comando – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se arrasta sobre a terra.” é criado o homem, à sua própria imagem e semelhança.

O décimo comando – “Frutificai, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.” Deus descreve a criação do mundo como algo muito bom.

  • Sétimo dia:

Deus descansa e abençoa o sétimo dia.

O mundo foi criado em 7 dias

Mais informações por email

Outro textos: