Macaúba fruta
Macaúba, conhecido popularmente como coco baboso.

A macaúba, é uma palmeira brasileira, pode ser encontrada geralmente em florestas latifoliadas, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e no estado do Pará, é geralmente conhecida popularmente como coco baboso, ou coco de espinho. Geralmente sua palmeira atinge cerca de 15 metros, sendo considerada uma árvore ornamental.

Os frutos são comestíveis, possuem forma globosa, de cor marrom amarelada, com polpa oleosa e bastante saborosa, sua polpa é usada na preparação de diversas sobremesas, geleias, seu sabor e levemente doce e bem saboroso, sendo também uma fonte d e alimentação de araras e diversos outros animais, sua casca é resistente mas quando quebrada se solta facilmente, os frutos caem c om facilidade quando estão maduros podendo ser colhidos até mesmo no chão.

Através da amêndoa que possui em seu interior, é fabricado óleo, muito usado na elaboração de diversos pratos na culinária, e também pode ser usado na fabricação de sabão. Suas folhas são usadas na criação e elaboração de redes, linhas para pesca e diversos produtos artesanais, sua madeira é muito usada para fazer cercas para currais e diversas outras finalidades.

Macaúba fruta
Uma fruta com grandes valores nutricionais.

O período de sua frutificação ocorre quanto atinge uma idade para começar a produzir frutos, podendo render até 6 cachos durante o ano. Seus espinhos são aproveitados por mulheres rendeiras para o uso como alfinetes e agulhas.

A macaúba possui grandes propriedades nutricionais;

  • -Rico em ômega 3;
  • -Rica em proteína;
  • -Rica em vitamina A;
  • -Alto valor energético.
  • Um fruta com grandes propriedades nutricionais.
Mais informações por email

Outro textos: