A ferritina é uma forma de proteína que possui maior concentração no fígado, sendo responsável por armazenar e manter a reserva de ferro, ela é molécula grande com cerca de 600.000 dáltons, elas são presentes em todas as células em principal nas que possuem a síntese de compostos que possuem ferro, o ferro que possui na ferritina se reflete rapidamente no nível de ferro presente no organismo, facilitando a descoberta de anemia ferropriva.

A ferritina tem a função de acumular ferro, sendo distribuído no baço, na medula óssea, coração, pâncreas, rins. Sua quantidade no sangue considerada normal varia de 10 à 80 µg /l, para verificar a quantidade exata presente no corpo é realizado uma medição com o radioimunoensaio.

Os principais sintomas de ferritina alta são;

  • -Dores em todas as articulações
  • -Cansaço
  • -Fraqueza
  • -Dores na região do abdômen
  • -Problemas de coração

A quantidade de ferro presente no organismo deve ser moderada para que não cause a deficiência de ferro nem o excesso, pois podem ser levados a sérios problemas para a saúde. Sendo que o ferro é essencial para o funcionamento do organismo, mas este deve ser ingerido em quantidades diárias sendo que em pequenas porções.

Em caso de apresentar alguma alteração no corpo seguidas dos sintomas apre sentados acima é necessário que busque auxílio de um médico e de uma nutricionista para que possa regular todas as alterações no corpo e a realização de exames para detectar a quantidade de ferro presente no organismo.

Ferritina alta sintomas

O excesso de ferro no organismo pode ser prejudicial a saúde.

Mais informações por email

Outro textos: