O processo de instalação de linha telefônica pode ser feita juntamente a operadora escolhida. Pode ser solicitado o serviço através do telefone de contato, nos postos de atendimento ou pela internet. Geralmente a instalação acontece em até 2 semanas depois de feito o pedido. O técnico vai até a residência do usuário, levando consigo um contrato de serviços da operadora, no qual deve estar contido o valor da taxa de instalação, usualmente cobrada na primeira conta do telefone.

As tarifas são cobradas de acordo com o tipo da ligação seja local, interurbana, internacional, para telefone fixo ou para móvel, o horário também influencia no valor. As empresas de telefonia só podem cobrar pelos minutos de ligação, não mais por pulso, já que esse último é o intervalo de tempo das ligações.

Como pedir uma linha telefônica

Se houver erros por parte da operadora em fazer cobranças indevidas, o assinante tem o direto de pedir a conta discriminada, onde pode conferir o número discado, a data da ligação e a duração de cada ligação. As reclamações podem ser feitas no prazo de até 120 dias.

Já no caso de atraso no pagamento da conta, o usuário poderá ter a linha bloqueada caso não efetue o pagamento no prazo mínimo de 30 dias. Todas as reclamações podem ser feitas diretamente na central de atendimento de cada prestadora. Quando o problema não for resolvido, o usuário pode buscar auxílio junto ao PROCON – Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor.

Mais informações por email

Outro textos: