Em meados do século XVIII, o físico italiano Alessandro Volta, utilizou das teorias feitas por outros cientistas anteriores a ele, para desenvolver a partir de muita pesquisa, um dispositivo que poderia produzir eletricidade sendo feito com os componentes químicos:  prata e zinco, prata e chumbo, ou mais ainda, cobre e estanho. Hoje esse invento é conhecido como pilha, muito utilizado no dia a dia, em lanternas, rádios, relógios, controle remoto de TV, brinquedos, e etc.

Como é feito a pilha

Cada par era separado por um disco de material poroso embebida em uma solução de sal, o disco inferior era sempre de prata e o superior de zinco. Eram ligados aos fios metálicos as placas terminais conduzindo a eletricidade produzida.

A pilha tem dois eletrodos usualmente constituídos de metais diferentes, que fornecem a superfície onde ocorrem as reações de oxidação e redução. Os eletrodos são colocados separadamente em dois locais, imersos em um meio contido com íons e separados por uma placa porosa, podendo ser composta por porcelana, argila não-vitrificada e outros materiais.

Como é feito a pilha

As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, se não houvesse essa divisão, os elétrons poderiam ser transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Por fim, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico, localizado fora da célula, denominado circuito externo, garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos.

Cátodo -pólo positivo da pilha. Eletrodo onde há redução, ganho de elétrons.

Ânodo - pólo negativo da pilha. Eletrodo onde há oxidação, perda de elétrons.

Os elétrons saem do polo negativo, (ânodo) e entram no polo positivo da pilha (cátodo).

Como é feito a pilha

Apesar da sua denominação, é considerado pilha qualquer dispositivo no qual uma reação de óxido-redução espontânea produz corrente elétrica.

As pilhas comerciais são:

  • Pilha seca comum
  • Pilha alcalina comum
  • Pilha de mercúrio
  • Pilha de combustível
  • Bateria de níquel-cádmio
  • Bateria de chumbo
Mais informações por email

Outro textos: